quinta-feira, agosto 24, 2006

Avaliação de Investimentos em Ações

Quando alguém compra ações tem expectativa de ganhos no decorrer do tempo em que permanecer com elas. Esses ganhos podem advir de recebimento de dividendos, juros sobre o capital próprio e valorização da cotação no mercado.
O investidor em ações está especulando, indagando, sondando sobre o futuro das ações da empresa que ele está adquirindo.
Diz-se no mercado que há apenas um segredo para se ganhar dinheiro com ações: comprar na baixa e vender na alta, ou em outras palavras: “comprar barato e vender caro”.
Só fica faltando descobrir quando uma ação está barata e quando esta mesma ação já atingiu seu ponto máximo de valorização.
Normalmente a ação de um empresa possui dois valores:
· um valor intrínseco: ou seja, é a remuneração efetiva mais a remuneração potencial do investimento (fluxo de caixa atual mais fluxo de caixa projetado), o que a empresa está realizando e perspectivas futuras do negócio.
· um preço de mercado: que nem sempre é igual ao valor intrínseco, depende das condições do mercado, da liquidez da ação, do comportamento das bolsas norte-americanas, das condições políticas e econômicas em que o País de encontra, das expectativas dos investidores sobre a empresa e suas congêneres, ou seja não depende apenas de valores financeiros da empresa, mas também de fatores subjetivos dos analistas do setor do qual a empresa pertence.
Para avaliação existem dois tipos de análises: Análise Fundamentalista e Análise Grafista.

Nenhum comentário: