segunda-feira, agosto 21, 2006

Cenário mais Complicado em 2007

O Brasil vem sendo beneficiado por um cenário externo favorável, porém as previsões para 2007 não são animadoras.
O principal perigo é o desaquecimento da economia americana que é a locomotiva mundial e a China não está a altura de substituir.
Segundo relatório Focus o crescimento do PIB brasileiro para 2006: 3,53%; para 2007: 3,70%, porém há projeções de crescimento de apenas 3,2%, ou seja inferior a 2006.
Tudo isso porque a economia americana está em desaceleração. O PIB americano para 2006 deve ficar em 2,3% e para 2007: 2,5%.
A grande questão é saber se esse desaceleração da economia americana será suficiente para conter a inflação, mas não forte demais para abalar o ciclo de crescimento da economia. Caso haja uma recessão americana o mundo todo sentirá os efeitos, principalmente os emergentes que são dependentes da exportação de commodities. Lembrando dos desequilíbrios externos e fiscais dos EUA. O país precisa de US$ 1 trilhão para financiar seu déficit externo, coberto pela compra maciça de títulos do tesouro americano pelos países asiáticos.
Vale lembrar que as contas externas brasileiras estão bastante sólidas. O país tem superávit comercial de US$ 40 bilhões e está reduzindo a dívida externa o que torna o país menos vulnerável às turbulências externas.

Nenhum comentário: