segunda-feira, agosto 28, 2006

Empresas com Capital Pulverizado

Lojas Renner ON; Rossi ON; Gafisa on; otvs ON; Dasa ON; Perdigão ON; Submarino ON; American BankNote ON; Lupaech; Datasul ON; Embraer ON; Eternit ON.
A pulverização de capital, no Brasil, ainda é uma novidade, torna-se difícil mensurar o valor de tal estrutura ao preço das ações; para o mal ou para o bem.
Claramente o processo decisório torna-se mais democrático, uma vez que não há um grupo que detenha o controle acionário, bem como quanto mais diluído for o capital mais difícil uma aquisição hostil. A diretoria tem mais liberdade para tomar as decisões, porém pode sentir-se precionada por resultados no curto prazo, uma vez que torna-se mais fácil sua troca, o que seria mais difícil se tivesse um grupo controlador. Os níveis de governança corporativa também são maiores.
Um outro fator positivo, caso haja, seria as chamadas Poison Pills (pílulas envenenadas) que seria cláusulas restritivas, ou pedágio, como por exemplo, caso um investidor compre 20% do capital ele é obrigado a fazer uma oferta pública para adquirir as demais participações.

Nenhum comentário: