terça-feira, agosto 29, 2006

Divulgada a ATA do FED

O Ibovespa não sofreu grandes alterações após a divulgação da ATA de reunião do FED. Ibovespa -0,37% aos 36.240 com um giro financeiro de R$ 1,15 bilhão até o momento.
A ata da reunião do Fomc do dia 8 de agosto, divulgada hoje, manteve o tom do comunicado divulgado logo após a reunião. Basicamente, o Comitê vê sinais claros de desaceleração da economia, que estaria sendo provocada pela:
- desaceleração do mercado imobiliário;
- corrosão do poder de compra das famílias em função da alta do preço da energia;
- decrescente impacto do "efeito riqueza" sobre o consumo das famílias, e
- impactos defasados de elevações da taxa de juros já realizadas.
Diante desse quadro, o Fomc projeta uma queda na inflação no final de 2006 e ao longo de 2007. No entanto, os participantes do comitê ressalvam que continua existindo o risco de que a inflação suba mais no curto prazo e, assim, procuram deixar claro que a pausa no aperto monetário nessa reunião não significa que novas elevações estão descartadas. A ata também traz a informação de que ao menos um participante do Comitê votou a favor de uma nova elevação e muitos membros afirmaram ser uma decisão difícil a de interromper a alta dos juros nesse momento.
Assim, de forma geral, a ata manteve o tom de "esperar para ver". E, tendo em vista a evolução dos indicadores de inflação e de atividade econômica divulgados desde então, a expectativa majoritária do mercado deve ser de que o ciclo de alta dos juros nos EUA chegou ao fim. No entanto, tal expectativa não deve animar muito os mercados acionários já que, a essa altura, o temor de uma desaceleração excessiva predomina sobre o receio de que a inflação em alta possa levar a novas elevações de juros.

Nenhum comentário: